O que é Dislexia?

Dislexia

No ambiente escolar, muito se escuta sobre dislexia. Sabemos que não é uma doença, mas sim um distúrbio genético e neurobiológico que independe de preguiça ou má vontade. Mas afinal, o que é dislexia?

De acordo com o Dr. Drauzio Varela, 
"Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.
A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família. Pesquisas recentes mostram que a dislexia pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação da criança."

Diagnóstico:


Uma equipe multidisciplinar, formada por Psicólogo, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso.


Professores:
Geralmente a dislexia é notada em idade escolar. O professor lida mais de perto com essas situações, porém, como mencionado acima, o diagnóstico é feito por equipe mltidisciplinar, não podendo o professor, após algumas suspeitas, fazer o diagnóstico. O que o professor pode fazer é comunicar à equipe multidisciplinar da escola, o observado dentro de sala.



Fonte: Google Imagens



Fontes de Pesquisa: 

http://drauziovarella.com.br/crianca-2/dislexia/
http://www.bengalalegal.com/dislexia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desvalorização do Professor

Atividades para Educação Infantil